Evocação mnésica, emoções e psicopatologia

 

Tem como objectivo caracterizar a importância dos factores psicológicos associados ao estilo de vinculação, esquemas disfuncionais, memórias autobiográficas voluntárias e involuntárias e relações interpessoais na psicopatologia e vulnerabilidade face às alterações emocionais ao longo do ciclo de vida do individuo.

 

Os objectivos específicos desta linha são:

a) A obtenção de perfis no que concerne aos esquemas desadaptativos precoces e as memórias autobiográficas voluntárias e involuntárias, ao estilo de vinculação e relações interpessoais, em cada um dos grupos em estudo e como determinam uma vulnerabilidade para as alterações emocionais.

b) Relacionar os domínios dos esquemas desadaptativos precoces com o tipo de memórias autobiográficas voluntárias e involuntárias e perceber a sua influência na génese e manutenção das perturbações emocionais.

c) Relacionar os domínios dos esquemas desadaptativos precoces com os estilos de vinculação do sujeito e comos estilos de relações interpessoais e perceber a sua influência na génese e manutenção das perturbações emocionais.

d) Relacionar os esquemas desadaptativos precoces, memórias autobiográficas voluntárias e involuntárias, estilos de  vinculação, relações interpessoais com os acontecimentos de vida e avaliar a influência desta relação na génese e manutenção das perturbações emocionais.

 

Investigador: Victor Cláudio (ISPA-Instituto Universitário)

Colaboradores: Arménio Sequeira (ISPA- Instituto Universitário)

                         Carvalho Teixeira (ISPA-Instituto Universitário)

                         Michele Balola (Doutoranda do ISPA-Instituto Universitário)

Horários e Contactos

Atendimento a Investigadores:

2ª feira das 10:00h às 13:00h

4ª feira das 15:00h às 17:00h

 

Contactos
Tel: 218 811 700 (ext. 310)

Fax.: 218 860 954

Email: ci@ispa.pt

 

Morada

Rua Jardim do Tabaco, 34

1149-041 Lisboa