Tem como objectivo caracterizar a importância dos factores psicológicos associados ao estilo de vinculação, esquemas disfuncionais, memórias autobiográficas voluntárias e involuntárias e relações interpessoais na psicopatologia e vulnerabilidade face às alterações emocionais ao longo do ciclo de vida do individuo.
Os objectivos específicos desta linha são:
a) A obtenção de perfis no que concerne aos esquemas desadaptativos precoces e as memórias autobiográficas voluntárias e involuntárias, ao estilo de vinculação e relações interpessoais, em cada um dos grupos em estudo e como determinam uma vulnerabilidade para as alterações emocionais.
b) Relacionar os domínios dos esquemas desadaptativos precoces com o tipo de memórias autobiográficas voluntárias e involuntárias e perceber a sua influência na génese e manutenção das perturbações emocionais.
c) Relacionar os domínios dos esquemas desadaptativos precoces com os estilos de vinculação do sujeito e comos estilos de relações interpessoais e perceber a sua influência na génese e manutenção das perturbações emocionais.
d) Relacionar os esquemas desadaptativos precoces, memórias autobiográficas voluntárias e involuntárias, estilos de vinculação, relações interpessoais com os acontecimentos de vida e avaliar a influência desta relação na génese e manutenção das perturbações emocionais.
Investigador: Victor Cláudio (ISPA-Instituto Universitário)
Colaboradores: Arménio Sequeira (ISPA- Instituto Universitário)
Carvalho Teixeira (ISPA-Instituto Universitário)
Michele Balola (Doutoranda do ISPA-Instituto Universitário)
Contactos
Tel: 218 811 785 (ext. 450)
Email: gai@ispa.pt
Morada
Rua Jardim do Tabaco, 34
1149-041 Lisboa