CONSELHO DE ÉTICA DO ISPA (CE)
O Conselho de Ética (CE) é um órgão consultivo, e tem como objectivo zelar pela adopção de elevados padrões de ética no âmbito das actividades de ensino, investigação e intervenção desenvolvidas no contexto do Gabinete de Apoio à Investigação (GAI) do ISPA - Instituto Universitário. No exercício das suas competências, o CE deve ponderar em particular o estabelecido na lei, nos códigos deontológicos e nas declarações e diretrizes internacionais existentes sobre as matérias a apreciar.
A sua atual composição foi homologada pela Reitora, sendo constituída pelos seguintes elementos:
Professor Doutor António José dos Santos
Prof.ª Doutora Maria João Gouveia (presidente)
Prof.ª Doutora Andreia Rodrigues (vice-presidente)
Prof. Doutor Francisco Peixoto
Prof. Doutor Niccolò Bonacchi
Documentos de suporte:
Para solicitar parecer a projectos devem preencher os seguintes formulários e enviar por email:
Documentos anexos: Apenas poderão ser fornecidos como complemento para eventual consulta da CE. Não podem substituir o preenchimento do Formulário de Ética. Exemplos: cartas consentimento informado, questionários, escalas, guiões de entrevista ou protocolos de medidas fisiológicas
Contacto:
com_etica_ci@ispa.pt
ORGANISMO RESPONSÁVEL PELO BEM-ESTAR DOS ANIMAIS DO ISPA (ORBEA)
O ORBEA é um órgão consultivo e independente que funciona junto do ISPA com a finalidade de promover o bem-estar animal, de acordo com a legislação em vigor Decreto-Lei n.º 113/2013, de 7 de agosto, e garantir a conformidade ética e o cumprimento das regras relativas ao bem-estar animal na investigação e no ensino realizados no ISPA. Assim sendo é responsável pelo aconselhamento relativo a questões de bem-estar animal, por acompanhar o desenvolvimento e os resultados dos projetos a nível institucional e aconselhar a aplicação da política de 3 R’s (substituição, redução e refinamento).
A sua atual composição foi homologada pela Reitora, sendo constituída pelos seguintes elementos:
Prof. Doutor Paulo Catry - Responsável científico;
Dr. Nuno Marques Pereira - Médico Veterinário;
Prof. Doutor Manuel Eduardo dos Santos;
Mestre António Roleira - Responsável pelo Biotério.
Documentos de suporte:
Para solicitar parecer a projectos devem preencher o seguinte formulário e enviar por email:
Contacto: